Notícias

Brasil oferece vagas de graduação a estrangeiros

13 de maio de 2016

Estudantes de seis países árabes são elegíveis para a seleção de vagas gratuitas em cursos de nível superior no País no ano letivo de 2017. Inscrições podem ser feitas até 15 de julho deste ano.

São Paulo – O Ministério da Educação do Brasil oferece vagas de graduação em instituições de ensino superior no País a alunos de 58 nações em desenvolvimento. Seis países árabes integram essa lista: Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Síria e Tunísia. A seleção é válida para o ano letivo de 2017 e as inscrições podem ser feitas até 15 de julho deste ano.

As vagas são para mais de 200 cursos de graduação nos períodos diurno ou integral. São oferecidas vagas tanto em universidades públicas quanto em instituições privadas. Em ambas, o ensino ao estrangeiro selecionado é gratuíto. É preciso, porém, que o aluno apresente um responsável financeiro que se disponha a enviar um mínimo de US$ 400 por mês para as despesas com custos de vida no Brasil. A lista de entidades participantes do convênio está disponível no link www.dce.mre.gov.br/PEC/ies_por_estado.php.

A seleção é válida para candidatos com 18 anos completos até 31 de dezembro de 2016 e que tenham, preferencialmente, até 23 anos. O candidato não pode ser portador de visto temporário e permanente no Brasil e terá que retornar a seu país no final do curso.

Os interessados também deverão apresentar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Aqueles que vierem de países onde não se aplica o exame deverão frequentar um curso de língua portuguesa para estrangeiros na universidade na qual forem estudar. Este alunos irão prestar o exame em outubro de 2017.

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas junto à missão diplomática brasileira no país participante do programa. Para a seleção serão avaliados critérios como a média global do ensino médio e a adequação do currículo do ensino médio ao curso de graduação pretendido.

Mais informações sobre o processo seletivo e os cursos ofertados estão disponíveis no link http://migre.me/tL1Qg.