Notícias

Curso online aborda geopolítica do Oriente Médio

14 de maio de 2016

A Universidade Saint-Esprit de Kaslik, do Líbano, oferece a terceira edição do curso, que trata de temas como a Primavera Árabe e a guerra civil na Síria. Aulas são em inglês e as inscrições podem ser feitas até 02 de junho.

São Paulo - A Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), que é libanesa, está organizando a terceira edição do curso online ‘Geopolítica do Líbano e do Oriente Médio’. As aulas são em inglês e começam no dia 06 de junho. As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de junho.

Segundo Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Usek, um dos departamentos da universidade que organizam o curso, um dos temas mais interessantes das aulas é a Primavera Árabe. “Ela é a base para se entender a evolução da situação em torno de países como a Síria”, aponta.

O papel político de importantes países do Golfo também será tratado nas aulas. “O curso também explica o envolvimento de países do Golfo, como a Arábia Saudita, em guerras como a da Síria e do Iêmen”, diz.

As aulas têm duração de oito semanas e serão ministradas por professores da Usek e também por especialistas convidados pela instituição libanesa de universidades da Espanha e da Arábia Saudita. “O aluno recebe o material e a bibliografia e o professor envia cópias de textos a serem estudados. Os alunos também podem combinar dia e horário para um encontro online para tirar dúvidas”, explica Khatlab.

O diretor do Cecal conta que o perfil dos alunos que já fizeram o curso inclui professores, estudantes e profissionais de Relações Internacionais, Ciência Política, Jornalismo e também diplomatas. “Tivemos diplomatas que estão trabalhando ou já trabalharam na região e têm interesse em entender melhor o Oriente Médio”, afirma.

A primeira turma do curso teve 112 alunos e a segunda, 150. De acordo com Khatlab, ambas as turmas tiveram um grande número de alunos de países da América Latina, como Brasil, Argentina e México.

O professor da Usek diz que o interesse vindo de alunos da região é tão grande que existe uma demanda para que haja edições do curso em espanhol e até mesmo em português. Segundo Khatlab, a universidade estuda a formação de uma equipe de professores que falem estas línguas para que a demanda de curso nestes idiomas possa ser atendida.

Serviço
Curso online ‘Geopolítica do Líbano e do Oriente Médio’
As aulas serão ministradas em inglês e terão início em 06 de junho. Inscrições abertas até 02 de junho.
Mais informações estão disponíveis no link http://www.usek.edu.lb/Library/Assets/20160503Geopolitics-031756.pdf
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail robertokhatlab@usek.edu.lb
Preço: US$ 700
Estudantes podem solicitar desconto no valor do curso. O pedido será avaliado de acordo com o perfil do estudante e de sua universidade.