Notícias

Custos industriais subiram 2,2%

21 de junho de 2016

Indicador da Confederação Nacional da Indústria cresceu no primeiro trimestre deste ano sobre o final do ano passado. Mas houve desaceleração.

Brasília - O Indicador de Custos Industriais aumentou 2,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao último trimestre de 2015. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), houve uma desaceleração do aumento dos custos industriais. No período imediatamente anterior, a alta ficou em 3,2%. Na comparação com o primeiro trimestre de 2015, o indicador subiu 12,3%.

Para a CNI, o aumento de 2,2% do início deste ano foi puxado pelas altas nos custos de energia, com capital de giro e tributos. A conta de energia da indústria subiu 8,7%, os custos com capital de giro aumentaram 5,7% e os com tributos cresceram 4,2%. Os custos de produção, formados por despesas com pessoal, com energia e com bens intermediários, tiveram alta de 1,7%. Segundo a CNI, o trabalho ressalta que o aumento prejudicou a competitividade da indústria brasileira no mercado externo.