Notícias

Embaixadores árabes estreitam laços com Itamaraty

19 de julho de 2016

Conselho dos Embaixadores Árabes em Brasília ofereceu jantar de homenagem ao secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores Marcos Galvão. Representantes da Câmara Árabe participaram do evento.

São Paulo – O Conselho dos Embaixadores Árabes em Brasília ofereceu um jantar de homenagem ao secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Marcos Galvão, na última quinta-feira (14). Segundo Ibrahim Alzeben, embaixador da Palestina e decano do conselho, o objetivo do evento foi “estreitar a relação com a instituição (ministério) e felicitar [Galvão] pelo novo cargo”. O diplomata assumiu o posto de secretário-geral no final de maio.

“Somos duas partes envolvidas em estreitar a relação entre o Brasil e o mundo árabe”, afirmou Alzeben. O embaixador destacou que no encontro também estavam representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras). “O evento foi também para mostrar a unidade árabe e esse interesse dos embaixadores e das instituições em estreitar estas relações [com o Itamaraty]”, apontou.

Em seu discurso, Galvão falou sobre as boas relações existentes entre o Brasil e os países da Liga Árabe e mostrou que o ministério está trabalhando para aproximar ainda mais as relações comerciais e econômicas com os países do Oriente Médio e Norte da África.

“A recente reestruturação da área de comércio exterior do Itamaraty contribuirá para que nossos laços econômicos e comerciais se aprofundem e para que, em sintonia com nossos setores privados, possamos identificar complementariedades entre nossos países”, disse o secretário-geral.

No jantar, além de Alzeben e de outros embaixadores de países árabes, estiveram presente Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, e Mohamed Abdouni, diretor da instituição. O evento contou ainda com a participação de Mohamed Zoghbi, presidente da Fambras e outros membros do Ministério das Relações Exteriores.