Notícias

Empresa de cosméticos abre mercado nos Emirados

02 de junho de 2016

A Ideal Cosméticos fechou acordo com uma trading no país árabe para colocar seus produtos em salões e spas. Indústria também quer exportar para outras cinco nações da região.

São Paulo – A Ideal Cosméticos acaba de entrar no mercado dos Emirados Árabes Unidos. Os produtos da empresa de Minas Gerais chegaram no último mês ao país do Golfo, após a indústria ter fechado um contrato com uma trading local para distribuir seus cosméticos em salões e spas de lá.

“Fizemos um planejamento passo a passo para expandir a linha (vendida aos Emirados). Começamos com produtos de estética, como cremes de massagem corporal, e um pequeno portfólio de produtos de manicure, com itens para tratamentos de unhas, cremes e esfoliantes”, conta Fábio Lemos, diretor comercial da marca, explicando que a entrada dos cosméticos da Ideal nos Emirados irá acontecer de forma gradual.

“Agora, temos um planejamento de começar a fazer a distribuição em salões e spas e, futuramente, ir para o varejo. Nossa projeção é de, até o final do ano, estar em cerca de 400 a 500 salões e clínicas”, diz o executivo sobre os negócios nos Emirados.

Com foco nas oportunidades que o marcado árabe oferece, a empresa participa desde 2014 da feira Beautyworld Middle East, a maior do setor de beleza, que acontece anualmente em Dubai.

“Vale muito a pena, porque a feira concentra pessoas não só do Golfo, mas também da África, que é um mercado no qual as empresas brasileiras geralmente não participam de eventos”, diz Lemos.

Ele também aponta outros países árabes nos quais a Ideal tem interesse em entrar. “Arábia Saudita, Kuwait, Omã e Catar têm boas possibilidades. No Norte da África, o Sudão, onde parece que vamos fechar algo ainda esse ano para lá”, revela.

Para o diretor, o mercado árabe é “muito estratégico”. “É um mercado muito grande, maduro e que precisa de paciência e tempo. É preciso estar bem preparado na parte regulatória porque eles são exigentes. É um mercado que tem um potencial fantástico”, destaca.

Segundo o executivo, a empresa tem capacidade de produzir de 40 milhões a 50 milhões de unidades de cosméticos por mês. O portfólio de produtos da Ideal é extenso e inclui itens como bases e óleos, removedores de esmaltes, talcos, cremes hidratantes, descolorantes, aromatizantes, glitter para unhas, xampus e géis, entre outros.

Hoje, apenas 5% dos cosméticos produzidos pela Ideal vão para o mercado externo, mas a empresa faz planos de aumentar este número. “A intenção é que as exportações representem, nos próximos cinco anos, 20% da produção da empresa”, afirma Lemos. Atualmente, indústria vende para sete países na América Latina, África e Oriente Médio.

Contato
Ideal Cosméticos
Site: www.idealcosmeticos.com.br
Tel.: +55 31 3589-3200
E-mail: fabio@idealcosmeticos.com.br