Notícias

Encontro busca solução para desafios dos migrantes

24 de junho de 2016

Iniciativa irá discutir os problemas e os potenciais de estrangeiros que buscam recomeçar a vida no Brasil por meio de apresentações e discussão de propostas em grupos.

São Paulo - Os desafios, problemas, experiências e os potenciais dos imigrantes e refugiados que vivem no Brasil serão debatidos em um encontro neste sábado (25) e domingo (26) em São Paulo. Por meio do projeto “Dreammakers creatathon: facilitando sonhos de novos brasileiros”, a ação social Migraflix e a incubadora “Impact hub São Paulo”, com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), irão reunir migrantes de diversos países em um workshop. O evento vai usar o conceito de “hackathon”, em que programadores passam dias desenvolvendo códigos e softwares. Neste caso, a idéia é criar soluções para desafios dos migrantes.

Refugiados e imigrantes irão falar sobre sua experiência no Brasil, sobre os desafios que enfrentam no País, seus projetos, suas habilidades e sua adaptação a uma plateia formada por pessoas interessadas no tema da migração. Ao fim dessas apresentações, serão formados grupos com brasileiros e pelo menos um estrangeiro com a missão de desenvolver projetos que possam solucionar os problemas enfrentados pelos imigrantes, e que os ajude a colocar em prática seus projeto e desenvolver suas habilidades.

No domingo, as propostas elaboradas por estes grupos serão apresentadas. A partir daí, projetos selecionados receberão acompanhamento e monitores para que sejam aprimorados. Em uma segunda etapa, prevista para agosto, o melhor projeto será premiado e receberá apoio das instituições que organizam o evento.

De acordo com o diretor da Migraflix, Jonathan Berezovsky, brasileiros têm grande interesse no tema do refúgio e da migração e são receptivos. “Muitos brasileiros têm imigrantes em sua família, então se identificam com o tema e com os desafios. No entanto, ainda há falta de informação sobre a realidade e os desafios dos estrangeiros que, eventualmente, são vistos como uma ameaça. Está comprovado que os imigrantes contribuem para a economia do País, porque têm conhecimento e potencial para desenvolver projetos”, afirmou. “O objetivo desse projeto é fortalecê-los e incentivá-los”, afirmou Berezovsky.

O Migraflix é formado por refugiados, imigrantes e brasileiros. Esses participantes promovem workshops em suas áreas de atuação para um público interessado naquele tema. Um refugiado sírio, por exemplo, ensina a preparar pratos da culinária típica. Do valor arrecadado, a maior parte fica com o estrangeiro e o restante é utilizado para manter o Migraflix. Já o Impact Hub é uma comunidade de empreendedores. O Impact Hub tem unidades em cidades de diversos países. Além das apresentações, o programa contará com pratos da culinária de diversos países e apresentações culturais.

Serviço

Dreammakers creatathon: facilitando sonhos de novos brasileiros
Sábado (25) e domingo (26)
Das 9 horas às 17h30
Impact Hub São Paulo, Rua Bela Cintra, 409, Bela Vista, São Paulo, SP
Valor: R$ 50,00
Mais informações: http://saopaulo.impacthub.com.br/event/dreammakers-hackathon/