Notícias

Feira recebe 22 importadores árabes de calçados

20 de maio de 2016

Salão Internacional do Couro e do Calçado ocorre na próxima semana em Gramado, na Serra Gaúcha, e espera compradores de 45 países. Oito nações árabes estarão presentes.

São Paulo – O Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) deve receber 22 importadores de países árabes na edição deste ano, que acontece entre a próxima segunda-feira (23) e a quarta-feira (25), no Serra Park, em Gramado, no estado do Rio Grande do Sul. A organização espera seis compradores da Arábia Saudita, cinco dos Emirados Árabes Unidos, cinco do Kuwait, dois do Bahrein, um da Argélia, um de Omã, um da Síria e um do Sudão.

“Se constatou que eles estão se fidelizando ao nosso produto, vindo na feira, dando continuidade (aos negócios)”, afirma Roberta Pletsch, diretora de Mercado da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira. Os importadores são convidados da organização e indicados por expositores. A executiva afirma que as empresas brasileiras fazem questão de trazer os árabes em função do seu potencial de compras e da aceitabilidade do produto brasileiro. “Eles estão fazendo produtos voltados para esse mercado”, diz, sobre a indústria nacional.

O SICC vai receber cerca de 120 empresas importadoras de 45 países, como parte de um projeto pelo qual a Merkator banca a passagem aérea, a hospedagem e o translado deles de Porto Alegre, a capital gaúcha, até Gramado. Além dos árabes, confirmaram presença compradores da África do Sul, Angola, Ilhas Maurício, Moçambique, Ilhas Reunião, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, México, Alemanha, França, Japão, Letônia, Polônia, Rússia, Portugal, entre outros.

“O câmbio está favorável”, afirma Pletsch sobre o momento em que vive o Brasil, de dólar valorizado sobre o real, o que ajuda as empresas nacionais a concorrerem em preços no mercado internacional. Ela lembra também que o SICC começou a ser realizado como uma feira voltada para o mercado interno, mas está cada vez mais internacional. “Estamos fazendo esforços cada vez maiores para internacionalizar”, afirma. A participação internacional terá crescimento de 15% a 20% sobre 2015, segundo a diretora.

Os importadores convidados pela Merkator não participam de rodadas de negócios, mas ficam livres para circular pela feira e escolher os produtos que desejam comprar. Existe à disposição deles no SICC, porém, um ponto de apoio e encontro. Também há o Espaço Exportação, que expositores podem utilizar para encontros reservados com importadores.

A feira, que está em sua 25ª edição, terá 350 expositores. Ela apresenta as novidades da Primavera/Verão em calçados e acessórios. As duas estações representam 70% da produção das fábricas brasileiras, lembra Pletsch. O inverno representa 30%.

Serviço:
25º Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC)
De 23 a 25 de maio de 2016
Das 9h às 19h
Exclusivo para lojistas
Serra Park - Rua Viação Férrea, 100 – Gramado – RS
Site: www.sicc.com.br
Telefone: 55 51 3593-7889