Notícias

iGUi vende piscinas no mundo árabe

27 de junho de 2016

Marca brasileira tem franquia na Jordânia e trabalha para crescer na região. Possível abertura de fábrica pode ajudar a impulsionar atendimento ao mercado.

São Paulo – A indústria brasileira iGUi Piscinas está no mercado árabe. A empresa tem uma franquia na Jordânia e exporta para o Marrocos e o Egito por meio de sua fábrica em Portugal. A loja na Jordânia, de propriedade de um empresário local, foi inaugurada há cerca de seis meses. O dono também pretende abrir uma fábrica da iGUi no país árabe, o que deve ajudar a ampliar a presença da marca na região, de acordo com informações do diretor internacional da empresa, Marcelo Pazos.

As fábricas da iGUi são licenciadas. No total, existem 45 fábricas da iGUi no mundo, das quais quatro estão na Argentina, duas no México e uma em Portugal. O Paraguai vai receber uma unidade no mês de agosto, de acordo com Pazos. As fábricas de piscinas são 22. As demais produzem os outros equipamentos e acessórios voltados para as piscinas.

A empresa produz anualmente entre 25 mil e 30 mil piscinas, das quais 80% ficam no mercado brasileiro. A exportação não é o carro-chefe, mas é alvo de investimentos pela iGUi e vem crescendo. “Só a exportação da nossa fábrica no México aumentou 25% a 30% no ano passado e nesse ano o crescimento da fábrica deve ser maior”, afirma o diretor. As piscinas da iGUi estão em mais de 30 países e a Argentina é o principal mercado no exterior.

A empresa foi fundada em 1995 e desde os primeiros tempos se dedica à exportação. A entrada no mundo árabe, porém, é recente. O Marrocos e o Egito recebem as piscinas da marca há cerca de três anos. O mercado da Jordânia foi aberto depois. Pazos relata que o empresário jordaniano esteve no Brasil há alguns dias e manifestou o interesse em abrir uma fábrica. Ainda não há um prazo estabelecido para que a iniciativa seja posta em pé.

Pazos acredita que a abertura de uma indústria de piscinas na Jordânia pode aumentar muito o mercado da marca na região, porque encurtará o caminho para o envio dos produtos. Nos próximos meses deve ser inaugurada uma fábrica na Índia, local que tem proximidade com o Oriente Médio e também poderá atender a região, segundo o diretor.

O executivo conta que a iGUi tem muitos contatos no mundo árabe, nos Emirados Árabes Unidos, no Catar, na Arábia Saudita, no Bahrein. “Nosso produto se adequa a todo lugar, não modificamos a estrutura do produto, é a mesma, e isso facilita a comercialização. Temos muitos contatos na região, acredito que vamos crescer muito lá e, se abrir a fábrica, ainda mais”, afirma.

Pazos conta que a empresa faz um trabalho intenso pela exportação, com participação em feiras internacionais e viagens constantes de prospecção e negócios.

A iGUi fabrica piscinas residenciais, tanto para casas como para condomínios. A maior piscina produzida tem 10 metros de comprimento e a menor tem três metros por dois metros, com 90 centímetros de profundidade. Todas as piscinas são feitas de fibra de vidro.

A empresa foi fundada pelo gaúcho Filipe Sisson na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Atualmente, porém, a matriz fica em Cedral, no interior paulista. No ano passado, a empresa faturou R$ 509,1 milhões no Brasil e R$ 81,4 milhões no exterior. Também em 2015 ela foi apontada como a franquia brasileira mais internacionalizada pelo ranking da Fundação Dom Cabral. A empresa tem 800 franquias. Destas 540 são lojas convencionais e as demais são micro franquias, voltadas para manutenção das piscinas.

Contato:

iGUi Piscinas
Site: www.igui.com.br
Telefone: +55 (17) 3266-9977