Notícias

Polpas da Frutamil estão no mercado árabe

06 de junho de 2016

Indústria de São Paulo exportou para os Emirados Árabes Unidos por meio de uma de suas empresas parceiras e vê grande potencial de consumo na região.

São Paulo – A indústria de polpa de frutas Frutamil, da cidade de São Paulo, já teve seus produtos consumidos no mundo árabe e acredita que há na região um mercado grande para sucos a ser explorado. A companhia produz 32 variedades do produto e exportou no final do ano passado para os Emirados Árabes Unidos por meio da marca de um dos seus clientes no Brasil, a Juice in Time, para a qual fornece suas polpas.

“Há um mercado potencial muito grande”, afirma o sócio fundador da Frutamil, José Roberto, sobre os árabes, lembrando que praticamente não há consumo de bebida alcoólica na região e que, com isso, o suco tem mais espaço. “Há todo um potencial para produtos naturais”, afirma. Ele lembra, no entanto, que o uso da polpa de fruta para fazer o suco não é difundido no mundo árabe e que a população de lá costuma consumir a bebida pronta ou feita da fruta fresca.

Mesmo tendo feito apenas uma exportação aos Emirados, a Frutamil vende regularmente para outros mercados no exterior. Atualmente, ela tem clientes na Inglaterra, Suíça, Holanda, Polônia e Japão. As vendas ao mercado externo começaram há 15 anos e a maioria delas veio por meio da procura dos importadores. A empresa fez poucas ações de prospecção no mercado internacional até agora e uma delas foi a participação na Foodex, feira de bebidas e alimentação no Japão, juntamente com o governo brasileiro, no ano passado.

A exportação absorve cerca de 10% da produção da empresa paulistana. No total, são fabricadas entre 120 e 150 toneladas de polpas de frutas ao mês. As variedades incluem os tipos convencionais como manga, maracujá, goiaba, acerola, mamão, melão, as mais sofisticadas como framboesa e mirtilo, além das exóticas como mangaba, umbu, seriguela e cupuaçu, entre outras. A Frutamil produz ainda polpa de açaí, que pode ser usada para produção do creme ou para o preparo do suco da fruta.

A indústria faz suas polpas a partir de frutas in natura, compradas nas regiões mais próximas às unidades fabris, e também a partir das frutas processadas, quando a cidade produtora fica distante, como no Norte ou Sul do Brasil. A sede administrativa e de logística da Frutamil fica na capital paulista, juntamente com a fabricação dos produtos de açaí. Também há uma fábrica na cidade de Pratânia, interior de São Paulo, para as demais polpas. Na parte fabril trabalham 32 colaboradores.

A Frutamil nasceu da experiência do sócio fundador com a comercialização de sucos. Com a abertura de uma casa de sucos no litoral paulista, na década de 80, ele percebeu as grandes perdas de frutas frescas que aconteciam quando o público ficava abaixo da expectativa, normalmente por questões climáticas, por piora do tempo. Ele chegou a abrir outra casa de sucos, no bairro da Mooca, na capital paulista, alguns anos depois.

Em 1990, resolveu fundar a indústria Frutamil, convencido de que os sucos feitos com polpa congelada dariam aos pontos de venda várias vantagens, entre elas a possibilidade de ter as diferentes variedades de sucos de frutas o ano todo e não apenas nas safras, o fato de não precisar usar gelo, já que a polpa é congelada, e o fim das perdas da fruta in natura.

Contato:
Frutamil
Site: www.frutamil.com.br
Telefone: (11) 2672-1234