Notícias

Ufscar tem vagas de graduação para refugiados

19 de maio de 2016

Universidade Federal de São Carlos, do interior paulista, oferece uma vaga em cada curso de graduação para estrangeiros em condição de refúgio. Critério de seleção será resultado do Enem.

São Paulo – A Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), da cidade paulista de São Carlos, tem inscrições abertas até o dia 2 de setembro para refugiados interessados em cursar graduação presencial na instituição de ensino no ano que vem.

O critério de seleção será o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que o refugiado deverá ter feito de 2012 em diante. Quem não realizou o exame pode fazer a próxima edição, cujas inscrições estão abertas até esta sexta-feira (20).

De acordo com informações divulgadas pela Ufscar, para concorrer às vagas os candidatos devem comprovar o status de refugiado com atestado emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério da Justiça.

As inscrições devem ser feitas pelo Correio com envio de ficha de inscrição preenchida e assinada, documento de comprovação de conclusão do Ensino Médio e parecer de equivalência da Secretaria Estadual de Educação caso ele tenha sido emitido no exterior, além de atestado do Conare que comprove situação de refugiado.

Haverá uma vaga para refugiados em cada opção de curso da Ufscar. Mas em caso de ela não ser preenchida inicialmente, a universidade poderá divulgar novo edital de convocação para um processo de seleção simplificado, apenas com os comprovantes de ensino médio e de refugiado e com a realização de uma prova de redação em língua portuguesa.

A relação de cursos oferecidos pode ser consultada no site da Ufscar (veja abaixo). Mais informações e esclarecimentos é possível encontrar no telefone (16) 3351 8152 com a coordenadoria de ingresso na Graduação da Ufscar.

Cursos oferecidos:
http://www.prograd.ufscar.br/cursos.php