Notícias

Arte de 22 brasileiros será exposta em Dubai

07 de dezembro de 2017

Mostra 'Cores do Brasil' será aberta no próximo sábado, na Galeria 76 do Dubai International Art Centre, com pinturas, esculturas e desenhos. Curadoria e organização são de Eric Landmayer.

São Paulo – Um grupo com 22 artistas brasileiros terá suas obras expostas a partir do próximo sábado (09) na Galeria 76 do Dubai International Art Centre, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com curadoria do crítico de arte brasileiro Eric Landmayer, a mostra leva o nome de “Cores do Brasil” e vai apresentar o colorido e a diversidade da arte feita País afora.

Farão parte da exposição pinturas, desenhos e esculturas. As peças têm tema livre e entre elas estão desde as esculturas de um cavalo e de uma pantera, feitas pelo artista Marcelo Lima, até uma tela bem colorida com futebol e Rio de Janeiro como elementos, da artista Izolda Landmayer. Da brasileira Sônia Menna Barreto pode ser visto um quadro sobre a bandeira brasileira feito com pintura surrealista.

A mostra tem apoio da Embaixada do Brasil em Abu Dhabi. Além de Marcelo, Izolda e Sônia, integram a exposição os artistas Ana Sanson, Angeles Echegoyen, C. Rachel, Diva Giacometti, Flora Camina, Gessonita Dardengo, Maria de Almeida Menezes, Masa, Nefertari D`Angelo, Neide Marcondes, Oliveira, Paulette Gerecht, R. Elias, Rejane Melo, Rosa Shiroma Bersani, Sylvia Echeverria, T. Ruiz, Williams Delabona e W. Prado.

O curador falou com a ANBA por telefone de Dubai nesta quarta-feira (06), onde já está para preparar a exposição. Eric organiza mostras de artistas brasileiros no exterior há 41 anos, com o propósito de difundir a arte local pelo mundo, e já realizou cerca de 20 exposições nos Emirados, incluindo a participação em feiras de design e mobiliário.

O curador tem uma empresa, a Eric Art, que promove as exposições, e conta que elas são sempre bem recebidas nos Emirados. Ele relata que houve um progresso desde a realização das primeiras no país árabe, mas que elas sempre chamaram a atenção. As mostras atraem desde autoridades até visitas novas ou de pessoas que já estiveram em iniciativas anteriores.

A Eric Art trabalha com uma gama ampla de artistas, cerca de cinco mil, com uma lista que inclui iniciantes e também famosos. A brasileira Sonia Menna Barreto, por exemplo, tem obras de arte na coleção privada do Royal Palace de Londres. O curador Eric já organizou exposições em várias regiões do mundo, inclusive no Museu do Louvre, em Paris, na França.

Os Emirados têm boa parte da sua população formada por estrangeiros e o público da mostra é formado por eles e também por nativos. De acordo com o curador, existe no país uma cultura de ir a exposições. Costumam frequentar as mostras crianças, jovens, adultos e idosos.

A exposição em Dubai terá sua abertura neste sábado, das 18h30 às 21h, e depois seguirá aberta para visitação até a quinta-feira, dia 14 de dezembro. Ela pode ser vista de domingo até a quarta-feira, das 9h às 21h, e na quinta-feira, das 9h às 15h30. A entrada é gratuita. As peças podem ser adquiridas se houver interesse do público.

Serviço

Exposição de arte “Cores do Brasil”
De 09 a 14 de dezembro de 2017
De sábado a quarta-feira, das 9h às 21h, e na quinta, das 9h às 15h30
Galeria 76 – Dubai International Art Centre
Villa 27 – Street 75b – Jumeirah Road – Dubai - UAE
Mais informações: info@artdubai.com ou +971 43444398
Contato curador: landeric@bol.com.br ou +55 11 995977777