Notícias

Brasileiras em prol do meio ambiente no Líbano

01 de dezembro de 2017

Mulheres que vivem no país árabe criaram grupo de conscientização ambiental através da educação. Ecogrupo Brasil Líbano já conta com 30 participantes e está aberto a novos integrantes.

São Paulo – Mulheres brasileiras que vivem no Líbano criaram um grupo de conscientização ambiental em Beirute. O objetivo do “Ecogrupo Brasil Líbano” é ajudar a melhorar as condições do meio ambiente no país, conscientizando o maior número possível de pessoas sobre a forma de viver uma vida sustentável, através da educação.

O grupo foi criado por Rose Maasri e mais 30 mulheres a partir de uma crise na coleta de lixo no país. “Conversando com algumas brasileiras do Grupo Amizade Brasil, bastante atuante aqui no Líbano, descobrimos várias de nós com a mesma preocupação e resolvemos que poderíamos fazer algo para mudar isto, então criamos o grupo”, disse Maasri.

Apresentações em Power Point estão sendo produzidas e serão distribuídas gratuitamente e o Ecogrupo pretende levar o material sobre sustentabilidade para as escolas. “Acreditamos na educação como instrumento de mudança, por isso queremos ir às escolas e falar sobre o assunto", afirmou Maasri. "As crianças precisam aprender formas sustentáveis de viver e só assim poderemos garantir que viverão em um planeta ecologicamente equilibrado”, declarou a coordenadora.

O grupo está conversando também com a comunidade, vizinhos e síndicos de condomínios, para que façam coleta seletiva. “Como este tipo de coleta ainda não existe em todas as regiões do Líbano, distribuímos listas com os centros de coleta seletiva e reciclagem existentes no país”, contou Maasri. O Ecogrupo Brasil Líbano pretende atuar junto à escolas e associações de mulheres, não só em Beirute mas em diversas cidades do país.

Em seu primeiro evento público, no Centro Cultural Brasil-Líbano no dia 28 de novembro, distribuíram panfletos e projetaram vídeos sobre o meio ambiente, além de apresentar o eco-artesanato feito pelas artesãs Katia Awar, Paula Moura e Rose Sabra, que trabalham com a reutilização de materiais descartáveis, como plástico e vidro. Na ocasião, o Ecogrupo foi convidado a fazer uma palestra em uma escola.

Para participar do grupo ou obter mais informações, acesse: https://www.facebook.com/groups/847842055387457/