Notícias

Calçadistas destacam compradores do Oriente Médio

23 de setembro de 2017

São Paulo – Para parte das 65 marcas brasileiras de calçados que participaram da theMicam, importante feira do setor calçadista em Milão, Itália, chamou a atenção a quantidade de compradores do Oriente Médio que visitaram a área dedicada aos produtos brasileiros de 17 a 20 de setembro.

“Destaco os países dessa região como grandes interessados pelos expositores brasileiros”, afirmou Roberta Ramos, gestora de projeto da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em comunicado divulgado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que, junto a Abicalçados, é uma das organizadoras do programa Brazilian Footwear, dedicado a fomentar as exportações do setor.

Alexandre Salomão, gerente de exportações da Sollu, uma das participantes do espaço brasileiro, destacou as visitas de empresários da região, sendo que os Emirados Árabes Unidos foram destaque. Jonatha dos Santos, diretor comercial da Calçados Ala, afirmou ter conseguido abrir mercado no Líbano graças à participação na feira.

No total, os calçadistas brasileiros fecharam US$ 12 milhões em negócios imediatos durante os quatro dias da feira italiana, equivalente à venda de 788,3 mil pares de calçados. Segundo Ramos, da Abicalçados, o número é 37% superior ao levantado em fevereiro deste ano – a theMicam ocorre duas vezes ao ano. Comparados com setembro do ano passado, os valores cresceram 6%.

Mas a expectativa é que esses números ainda sejam maiores, uma vez que os negócios alinhavados pelos próximos seis meses podem adicionar mais US$ 33 milhões às exportações brasileiras. “A feira foi muito boa, não só por considerar o número de negócios realizados, mas pelo movimento e interesse dos compradores nas empresas brasileiras. Percebi os expositores trabalhando sem parar, durante os quatro dias”, comemorou a gestora da Abicalçados, segundo o comunicado.

A mostra italiana contou com 1,4 mil expositores e mais de 40 mil compradores de todo o mundo. O pavilhão brasileiro foi organizado pela Abicalçados e Apex.