Notícias

Câmara Árabe participa de conferências no Egito

17 de maio de 2016

Representantes da entidade estarão no Fórum de Investimentos no Egito e no Fórum Árabe de Energias Renováveis e Eficiência Energética. Eventos ocorrem no final de maio e início de junho no Cairo.

São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira vai participar de duas conferências empresariais no Egito no final deste mês e início do próximo. Nos dias 28 e 29 de maio, será realizado no Cairo o Fórum de Investimentos no Egito, com o objetivo de divulgar os projetos existentes no país em diferentes áreas, as regras para investir e promover o encontro entre eventuais parceiros. “Eles vão divulgar as oportunidades de investimentos no Egito”, disse o diretor geral da Câmara Árabe, Michel Alaby.

Alaby estará no evento acompanhado do gerente de relações governamentais da entidade, Tamer Mansour. O fórum é organizado pela União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes, pelos ministérios dos Investimentos e da Indústria e Comércio do Egito, pela Federação das Câmaras de Comércio Egípcias e pelo grupo Al-Iktissad Wal-Aamal.

Segundo informações da organização, o encontro contará com as presenças de ministros, representantes de entidades setoriais, empresas e bancos, e outros operadores econômicos. Entre os temas da programação estão investimentos nos setores de logística e transportes, agricultura e alimentos, tecnologias da informação e das comunicações, turismo e imóveis, energia e energias alternativas, indústrias em geral e instituições financeiras de apoio a pequenas e médias empresas.

Nos dias 01 e 02 de junho, vai ocorre no Cairo o 3º Fórum Árabe de Energias Renováveis e Eficiência Energética. O objetivo é promover o uso de fontes renováveis no Oriente Médio e Norte da África. O fórum reunirá representantes de governos, do setor privado e de organizações internacionais.

O setor de energia é um dos mais importantes da região, por causa da grande produção de petróleo e gás, e a conferência ocorre num momento de baixa dos preços internacionais destas commodities. No entanto, a alta incidência de sol torna a região propícia também à exploração de fontes renováveis, e alguns países árabes têm investido pesadamente nesta área.

O evento é organizado pela Liga dos Estados Árabes, governo do Egito, Comissão Econômica e Social para a Ásia Ocidental das Nações Unidas e outras organizações multilaterais.

Ambas as conferências são abertas à participação de empresas internacionais (ver serviço abaixo).

Também no Cairo, Alaby participará de uma reunião de secretários-gerais das câmaras de comércio árabe-estrangeiras. Estes encontros ocorrem anualmente para troca de experiências entre as entidades e definição de uma agenda em comum.

Comércio bilateral

Junto com Mansour, Alaby terá ainda reunião na Organização Geral de Controle das Exportações e Importações do Egito (Goeic, na sigla em inglês) para tratar de assuntos de interesse dos exportadores brasileiros. Um dos temas é o Decreto 43 de 2016, baixado pelo Ministério da Indústria e Comércio egípcio, que obriga empresas que vendem ao Egito a se registrar junto ao governo local.

O Egito é um dos principais parceiros comercias do Brasil na África e no mundo árabe. As exportações brasileiras para lá somaram US$ 643 milhões de janeiro a abril, um aumento de 26% sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do governo do Brasil (Secex).

Os principais itens embarcados ao Egito nos quatro primeiros meses de 2016 foram carne bovina, milho, açúcar, carne de frango e minério de ferro.

Mais informações sobre as conferências

Na Câmara Árabe
Com Tamer Mansour
Tel.: (11) 3147-4030
E-mail: tmansour@ccab.org.br

Ou nos sites dos eventos (em inglês)

Egypt Investment Forum
http://www.iktissadevents.com/events/EIF/1

Arab Forum for Renewable Energy and Energy Efficiency
http://www.arfree.net/eng/