Notícias

Centro no Louvre leva nome de fundador dos Emirados

05 de julho de 2016

São Paulo – Foi inaugurado nesta terça-feira (05) o Centro Xeque Zayed Bin Sultan Al Nahyan, no Museu do Louvre, em Paris. O centro está localizado no Pavilhão do Relógio (Pavillon de l’Horloge) e presta homenagem ao fundador dos Emirados Árabes Unidos, morto em 2004. As informações são da Emirates News Agency (WAM).

Segundo a WAM, o local vai contar a história do Louvre, explicar coleções do museu para os visitantes e ajudar a fortalecer as relações dos Emirados com a França. De acordo com o site do museu, a homenagem ao ex-presidente da nação árabe faz parte do acordo firmado em 2007 pelos dois países para a criação do Louvre Abu Dhabi.

A abertura do centro ocorre após uma reforma do Pavilhão do Relógio. De acordo com a WAM, o local conta a história da fortaleza do Louvre, construída originalmente pelo rei Filipe Augusto em 1200, que se tornou residência dos reis da França e depois um dos museus mais famosos do mundo.

O centro, segundo a agência, conta com filmes em 3D, animações, maquetes e outras atrações. O visitante é levado pelas ruínas do período medieval, aos aposentos reais, à capela e ao futuro do museu, por meio de um modelo do Louvre Abu Dhabi e outro do Louvre-Lens, no Norte da França.

“Eu estou confiante que este tipo de laço cultural forte entre as duas partes vai abrir caminho para que os povos e culturas pelo mundo cooperem ao invés de promoverem desarmonia, especialmente neste momento em que a região do Oriente Médio está exposta a incidentes sérios e trágicos com efeitos sangrentos na França e em outros países”, disse o ministro dos Assuntos Estrangeiros e Cooperação Internacional dos Emirados, Abdullah Bin Zayed Al Nahyan.

O presidente da França, François Hollande, ressaltou que a abertura do Louvre Abu Dhabi em alguns meses “será importante para a região e para todo o mundo porque é uma mensagem de cultura, de humanidade, de diálogo e paz”. “Eu saúdo a visão daqueles que lançaram este projeto há quase dez anos”, declarou ele, segundo a WAM.

O espaço será aberto ao público nesta quarta-feira (06).