Notícias

Cozinha em Beirute tem sabor brasileiro

24 de maio de 2016

Na capital do Líbano, o delivery Cozinha Dona da Casa prepara e entrega pratos, salgadinhos, doces e bebidas típicos do Brasil. Comandada por Michel Hattouni, empresa serve de marmitas a coquetéis diplomáticos.

São Paulo – Com um menu extenso que inclui coxinha, pão de queijo, feijoada, brigadeiro e curau, o libanês Michel Hattouni mantém há sete anos o delivery de comida brasileira Cozinha Dona da Casa, em Beirute. No total, o cardápio da empresa tem mais de 30 pratos típicos entre salgados e doces.

Hattouni morou no Brasil por oito anos, se casou com uma brasileira e regressou para sua terra natal. “Tínhamos uma barraca de cachorro quente e calabresa no Brás”, relembra o empresário sobre a época em que viveu na capital paulista.

De volta ao Líbano, a cozinha foi o negócio escolhido para manter a família. “A gente começou a trabalhar [em Beirute] e depois eu voltei ao Brasil para aprender técnicas de fazer salgadinhos”, explica.

Hattouni conta que não toca o negócio sozinho. A esposa e os cinco filhos também ajudam, de acordo com o volume de pedidos. “Quando há pedidos grandes, todo mundo trabalha”, diz.

O empresário destaca que a culinária já fazia parte de sua vida há muitos anos. “Minha família tinha um restaurante antes da guerra [civil no Líbano]. Desde pequeno eu trabalhava na cozinha. Comecei aos oito anos”, relembra Hattouni, hoje com 52 anos. Atualmente, os pratos que ele mais gosta de preparar são doces, como pavê e mousse, e salgadinhos, como coxinha e empadas.

Os clientes da Cozinha Dona da Casa têm um perfil peculiar. “São libaneses que casaram com brasileiras, libanesas que casaram com brasileiros e libaneses que moraram no Brasil e voltaram para o Líbano e gostam da comida brasileira”, aponta.

Por dia, Hattouni prepara de 40 a 45 pratos. Há diferentes tipos de pedidos, que vão desde marmitas, passando por aniversários, jantares e almoços festivos, até eventos diplomáticos. “A embaixada do Brasil sempre pede comida aqui quando há coquetéis e no Dia da Independência”, relata.

Entre os pratos mais pedidos estão a feijoada, o pão de queijo e o bobó de camarão. “O pão de queijo é muito famoso e a feijoada que a gente faz não tem igual”, garante o libanês. Além das comidas, o Cozinha Dona da Casa conta com bebidas típicas brasileiras, como guaraná, batidas e caipirinha.

No entanto, levar o sabor da cozinha brasileira às mesas dos libaneses não é um trabalho simples, já que alguns ingredientes não são tão facilmente encontrados por lá. “O bacalhau é difícil de encontrar aqui. Maracujá tem, mas não é como o do Brasil, e o bacon também não é tão gostoso como o daí”, revela.

As encomendas podem ser feitas pelos telefones 01-505 078 ou 03-912 254 e também pelos e-mails michelhattouni@hotmail.com e cozinhadonadacasa@ymail.com. Os preços dos pratos variam de US$ 6 a US$ 15. No Facebook, a página da empresa é a https://www.facebook.com/Cozinha-Dona-Da-Casa-130187457129101/timeline.