Notícias

Delegação do Egito vem ao Brasil em busca de negócios

29 de novembro de 2017

São Paulo – Uma delegação governamental e empresarial egípcia estará em São Paulo nos dias 07 e 08 de dezembro para promover um seminário sobre o acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Egito, que entrou em vigor em setembro, e para participar de rodada de negócios com empresas brasileiras.

O chefe do Escritório Comercial do Egito em São Paulo, Mohamed Elkhatib, disse à ANBA que o grupo será composto por cinco representantes do governo, entre eles o diretor do Serviço Comercial Egípcio (ECS, na sigla em inglês), órgão do Ministério da Indústria e Comércio, Ahmed Antar, e a diretora da Agência de Desenvolvimento de Exportações do país (EDA, na sigla em inglês), Sherine El Shorbagy.

Do setor privado, a delegação contará com executivos de dez empresas dos ramos de material de construção, têxteis, agronegócio e produtos químicos. “Eles querem explorar oportunidades para fazer mais negócios com o Brasil e também se beneficiar do acordo com o Mercosul”, observou Elkhatib.

No dia 08, na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, serão realizados o seminário, pela manhã, e a rodada de negócios, à tarde. “Vamos realizar uma discussão para ver o que podemos fazer para promover o comércio e os investimentos entre o Mercosul e o Egito após a entrada em vigor do acordo”, destacou Elkhatib. “Há muitas oportunidades no Brasil e no Mercosul a explorar”, comentou.

As inscrições estão abertas para empresas brasileiras que queiram assistir ao seminário e participar da rodada de negócios (ver detalhes abaixo). “É uma oportunidade para conhecer um pouco mais o acordo Mercosul-Egito, para aproveitar as oportunidades criadas pelas desgravações tarifárias e também para conhecer um pouco o potencial do Egito como mercado exportador”, ressaltou o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby.

Além das oportunidades criadas pelo acordo, o governo do Egito quer divulgar o ambiente de negócios do país e as possibilidades de investimentos, com destaque para a nova legislação sobre o tema aprovada recentemente. No dia 07, a delegação irá se encontrar com representantes de órgãos estatais brasileiros e de entidades setoriais.

As exportações do Brasil ao Egito somaram mais de US$ 2 bilhões de janeiro a outubro, um aumento de 32% sobre o mesmo período do ano passado. Os principais itens embarcados foram açúcar, carne bovina, milho, carne de frango e minério de ferro.

Na outra mão, o Egito vendeu ao Brasil o equivalente a US$ 140 milhões, um aumento de 91,6% na mesma comparação. Os principais itens da pauta são fertilizantes, naftas e azeitonas. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Serviço

Encontro Empresarial Brasil-Egito
Dia 08 de dezembro, sexta-feira, das 09 às 12 horas (seminário) e das 12 às 15 horas (rodada de negócios)
Na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Avenida Paulista, 283, 11º andar, Bela Vista, São Paulo, SP
Mais informações com Tamer Mansour
Tel.: (11) 3145-3222
E-mail: tmansour@ccab.org.br