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Dumond abre loja em Dubai com novo conceito visual

05 de julho de 2016

São Paulo – A marca brasileira de calçados Dumond vai inaugurar uma loja em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, até o final deste mês, com um novo conceito arquitetônico. O projeto foi desenvolvido pelo escritório Kawahara Takano Soluções para o Varejo (KT Retailing) e vai ser repassado a todas as lojas da empresa no Brasil e no exterior. O piloto foi feito no Brasil no final do ano passado na loja Dumond no Shopping Bourbon, na capital paulista.

A unidade de Dubai ficará no The Dubai Mall e terá oitenta metros quadrados. Destes, 62 metros quadrados serão espaço para vendas e 18 metros quadrados para estoque. O projeto foi feito com o objetivo de aumentar o mix de produtos na loja e sua percepção de mercado. A ideia é também promover uma experiência de compra baseada no "lifestyle" (estílo de vida), com os produtos distribuídos por Party (festa), Work (trabalho), Weekend (final de semana) e Event (evento).

“Desde o início a intenção foi fortalecer a imagem da marca através de uma arquitetura moderna e minimalista. Trabalhamos fortemente o conceito modular e flexível tornando possível a fácil replicação da loja em qualquer localidade”, afirmou o presidente da KT Retailing, Julio Takano, em entrevista por email à ANBA. A praticidade também foi priorizada com sistema de engate de prateleiras que permitem flexibilidade ao "visual merchandising".

Os produtos estão dispostos em várias alturas para dar movimento ao olhar do cliente. Logo na entrada há luminárias pendentes em acrílico acima das mesas e painéis em madeira. A iluminação é geral e também focal. Takano explica que algumas adaptações do conceito foram feitas em Dubai, como um pé direito mais alto, uma área maior de vidro na fachada e aplicação do logo em árabe, exigências do shopping.

“Projetar uma loja para um dos maiores shoppings do mundo aumenta a responsabilidade, porém, estamos seguros em representar e traduzir o DNA do novo conceito da marca Dumond”, disse Takano, lembrando que a KT Retailing apostou na flexibilidade do projeto e na iluminação para se destacar em meio a tantos concorrentes. O The Dubai Mall é considerado o maior shopping do mundo em área.

De acordo com material divulgado pela assessoria da KT Retailing, as cores da loja foram combinadas com materiais leves, como chapas e perfis de aço carbono maciço, para conseguir estruturas com a menor dimensão possível nos móveis. Segundo a empresa, elas foram pensadas para destacar e aumentar o valor percebido do produto.

A KT Retailing tem 24 anos de mercado e já projetou mais de 8,5 milhões de metros quadrados, com criação de 500 conceitos de lojas. Os projetos normalmente têm como objetivo o reposicionamento estratégico das marcas. Entre as marcas para as quais o escritório já trabalhou estão a rede Pernambucanas, a Hering, O Boticário, entre outras. A KT Retailing também projeta lojas no exterior. O foco da empresa é arquitetura de negócios e conceitos de "store design".

A Dumond é uma marca de calçados femininos do grupo Paquetá e tem várias lojas no mundo árabe. Uma pesquisa feita pela consultoria Glasgow para o setor de calçados e divulgada neste ano mostrou que a Dumond é uma das marcas brasileiras do segmento mais conhecidas nos Emirados Árabes Unidos.