Notícias

Emirados exportam tâmaras ao Brasil

24 de outubro de 2017

São Paulo – As tâmaras dos Emirados Árabes Unidos passarão a ser comercializadas no varejo brasileiro. A trading De Biase & Presbiteris Ltda importou os produtos da empresa Al Foah, da cidade de Al Ain, e vai distribuí-las no Brasil e mais adiante nos outros países da América do Sul. De acordo com a proprietária da trading, Julia De Biase, os produtos devem estar disponíveis para entrega aos pontos de venda brasileiros até o final deste mês.

A Al Foah é a maior produtora de tâmaras dos Emirados. A De Biase & Presbiteris importou dois tipos de tâmaras da empresa, a Fards e a Thalas, além do mel feito a partir do líquido do fruto. Os produtos são para consumo direto, em embalagens de um quilo, meio quilo e 250 gramas. O objetivo da empresária é no futuro importar também os demais tipos de tâmaras oferecidos pela Al Foah, com chocolate, com damasco, a pasta de tâmaras, entre outros.

O Brasil compra tâmaras do exterior, mas essa é a primeira importação do produto in natura dos Emirados. Já foram feitas vendas de tâmaras do país árabe ao mercado brasileiro, porém, recheadas com chocolate, que são consideradas bombons e por isso têm licenças diferentes para importação, de acordo com informações do gerente de Desenvolvimento de Negócios da Dubai Exports no Brasil, Bruno Bassi.

O trabalho de procura de interessados em comercializar as tâmaras no Brasil foi feito pela Dubai Exports, órgão de promoção das exportações de Dubai. Apesar de ser um braço do governo de Dubai, o organismo apoia empresas dos Emirados como um todo na procura por espaço no mercado internacional. A importação das tâmaras estava no radar da Dubai Exports desde que ela abriu o seu escritório em São Paulo, há cerca de dois anos.

As tâmaras serão vendidas aos consumidores brasileiros em locais como empórios, supermercados, lojas de conveniência, academias e mercadões. O showroom da trading fica no bairro do Jardins e as tâmaras podem ser adquiridas pelos varejistas no local ou mesmo por contato via telefone ou e-mail. Mais adiante haverá um site para e-commerce, segundo Biase.

A empresária visitou a Al Foah e inclusive conheceu as suas plantações de tâmaras. Ela esteve com o gerente de exportações, Samer Hamouseh e a coordenadora de vendas Khawla Al Ali, além de outros integrantes da equipe da empresa. Além do cultivo próprio, a Al Foah tem parceria com fazendas do Golfo que recebem suporte da companhia e fornecem os frutos para ela. Os produtos da empresa são exportados para mais de 70 países, de acordo com Biase. A De Biase & Presbiteris Ltda será a representante exclusiva dos produtos da Al Foah na América do Sul.

Os planos da empreendedora incluem uma vasta divulgação sobre a história das tâmaras e seus benefícios para a saúde. De acordo com a empreendedora, consumida diariamente e em jejum o fruto ajuda a revigorar a flora intestinal, diminui a taxa de colesterol, ajuda no controle da pressão alta. A tâmara também rica em potássio e considerada energética. Bassi lembra que o Brasil é atualmente o quinto maior mercado para alimentos saudáveis do mundo.

“É um fruto muito especial, nós no mercado brasileiro desconhecemos o que ela é e a sua história”, afirma Biase. A empresária é dona também das lojas Al Zahra, que comercializa e tem marcas próprias de perfumes árabes. “São símbolos da cultura árabe”, afirma ela sobre as tâmaras e os perfumes. “Sempre sonhei em trazer as tâmaras para o Brasil”, diz ela.

Contato:

Trading De Biase & Presbiteris Ltda
Telefone: +55 (11) 99976-6502
Email: info@alfoahdates.com ou juliadebiase@globo.com
Site Al Foah: www.alfoah.com