Notícias

Empresa de cosméticos terá distribuidora em Dubai

20 de junho de 2016

São Paulo – A ECosmetics International Salon, empresa baiana de produtos capilares para uso profissional, está em fase de internacionalização e decidiu começar sua expansão pelos Emirados Árabes Unidos. A indústria prepara a abertura de um centro de distribuição de seus cosméticos no país e a previsão é que o local entre em operação ainda este ano.

“Temos 15 anos no mercado nacional e estamos preparados para explorar o mercado externo. A empresa está pronta para exportar. Queremos dar uma visibilidade maior à marca”, aponta Edson José Borgo, proprietário da ECosmetics.

O empresário conta que a marca tem 300 itens em sua linha, todos voltados para o uso em salões de beleza. “A gente lança uma nova linha a cada três meses”, diz. Os principais itens produzidos pela ECosmetics são para coloração e transformação dos fios, de lisos para cacheados ou de cacheados para lisos.

A história da internacionalização da ECosmetics difere um tanto da que ocorre com a maioria das empresas brasileiras, que costumam buscar os mercados latino-americanos para iniciar suas vendas externas. Ainda sem negócios no exterior, a indústria resolveu começar diretamente pelo mundo árabe.

Ao buscar espaço para se inserir no mercado externo, a empresa passou a procurar regiões em que houvesse poucas companhias de cosméticos capilares. “No mundo árabe, há poucas indústrias [deste setor]”, afirma Borgo.

Com isso, a ECosmetics também passou a reestruturar seu modo de produção. “Fizemos uma adequação da indústria para atender às normas internacionais. Isso incluiu a adequação da rotulagem, que agora está em inglês, espanhol e árabe”, explica o empresário.

No mês passado, a empresa fez sua primeira participação na feira Beautyworld Middle East, o maior evento do setor de beleza do Oriente Médio, que acontece anualmente nos Emirados. “Tivemos 98 contatos de prospecção. Na Hair Brasil, nunca passa de 20. Foi acima das expectativas”, avalia Borgo, comparando o evento em Dubai ao realizado todos os anos em São Paulo.

Foi durante a Beautyworld que o empresário fez contato com representantes do governo de Dubai e recebeu uma proposta para abrir um centro de distribuição na cidade. “Estamos tratando dos trâmites para abrir a distribuidora. Eles estão nos dando uma bonificação para ficarmos alguns meses sem pagar aluguel, para podemos ir para lá gerar empregos e renda”, destaca o presidente da ECosmetics.

Entre os bons contatos que a feira rendeu, Borgo diz que está avançando em negociações com compradores dos Emirados, Egito, Omã e Irã. “Estamos negociando com distribuidores”, conta. Segundo o empresário, a intenção é dedicar até 30% da produção da empresa ao mercado externo.

Atualmente, a indústria produz seis toneladas de produtos por dia, mas sua capacidade de produção é de 24 toneladas diárias. De acordo com o proprietário da marca, a empresa espera aumentar seu faturamento este ano em até 25% em relação ao ano passado.

Com sede na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, a ECosmetics emprega 80 funcionários.

Contato
ECosmetics
Site: www.ecosmetics.com.br
Telefone: +55 73 3011-0900
E-mail: presidencia@ecosmeticssalon.com.br