Notícias

Empresa quer vender rochas para obras no mundo árabe

31 de maio de 2016

São Paulo – A Imetame Granitos, empresa de rochas ornamentais do Espírito Santo, quer ampliar sua presença no mundo árabe. A companhia exporta para distribuidores em cinco países da região, mas está de olho nas grandes obras que são realizadas por lá.

“Nossos clientes lá são distribuidores. Exportamos rochas exóticas mais voltadas para residências. Agora, nossa intenção é buscar obras e projetos mais volumosos”, afirma Adriano Duarte, diretor administrativo-financeiro da Imetame. Atualmente, a empresa capixaba faz vendas para clientes na Líbia, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Jordânia e Egito.

Segundo Duarte, as pedras exportadas para lá são quartzito, granito e mármore, nas cores amarela, preta e branca. Além das rochas exóticas, a Imetame vende pedras básicas aos árabes.

O executivo destaca que a empresa tem capacidade de atender a grandes projetos e aponta os números crescentes de sua fábrica. Hoje, a Imetame tem uma capacidade instalada de produção de 25 mil metros quadrados de rochas ao mês, mas a planta acaba de ser ampliada para produzir 50 mil metros quadrados mensais.

Quando foi fundada, em 2004, a Imetame atendia aos mercados interno e externo, mas seu posicionamento mudou em 2011, quando a empresa passou a dedicar 100% de sua produção às exportações. “Há incentivos tributários para a exportação e o mercado externo tem uma margem, uma lucratividade melhor”, ressalta Duarte.

Os principais destinos dos embarques da Imetame são os Estados Unidos, Canadá e países da América Central e do Sul. A empresa costuma participar de feiras na China, Itália e Estados Unidos. Agora, vai participar também da Big 5, maior feira do setor de construção civil do Oriente Médio, que vai ocorrer de 21 a 24 de novembro, em Dubai. O pavilhão brasileiro será organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

No evento, a empresa espera encontrar compradores a que não teria acesso fora da feira. Entre os novos mercados que a Imetame quer alcançar está o Iraque. “Fiz contatos lá há alguns anos e percebi que é um país com potencial [para as rochas da empresa]”, conta Duarte.

Contato
Imetame Granitos
Site: www.imetamegranitos.com.br
E-mail: adriano@imetamegranitos.com.br
Tel.: +55 27 2103-5062