Notícias

Empresas de Campinas querem entrar no mundo árabe

23 de junho de 2016

São Paulo – As empresas de Campinas, município paulista, têm interesse no mercado árabe. Várias delas manifestaram a vontade entrar nos países da região após ouvirem a palestra “Como Negociar com o Mercado Árabe”, dada pelo diretor geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, e pela gerente comercial da indústria de carnes Minerva, Janaina Azevedo.

Eles falaram nesta quinta-feira (23), no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) da cidade, para um público de mais de 50 pessoas, entre empresários e consultores. De acordo com Alaby, produtores de frutas quiseram saber mais sobre o mercado de alimentos do mundo árabe. Também houve perguntas sobre o mercado de energia alternativa na região.

De acordo com Alaby, apesar da produção de petróleo, o mundo árabe tem interesse em projetos renováveis e muitos países da região levam planos adiante no setor. Campinas é considerada um polo em energia renovável. Há projeto para produção de um carro elétrico da Peugeot Citroën no Teckno Park, parque tecnológico do município. Também há fábricas de painéis solares, projetos de biodiesel e instituições de pesquisa na área, entre outras iniciativas.

Sobre o mercado de alimentos, Alaby contou sobre a sua expressividade no Oriente Médio e afirmou que há espaço para venda de frutas como limão, melão, abacate, abacaxi, entre outras, na região. O Brasil já é um grande fornecedor de alimentos, como açúcar e carnes, para o mundo árabe.

O diretor geral falou, em sua palestra, sobre o potencial do mundo árabe para o comércio com o Brasil e apontou que os empresários de Campinas podem exportar para a região. Além de Alaby, também falou a gerente comercial da Minerva sobre sua carreira no comércio exterior. As experiências relatadas por Janaina Azevedo despertaram grande interesse do público. O encontro foi organizado pelo Ciesp e fez parte das comemorações de 35 anos da divulgação da cultura árabe em Campinas pelo Instituto Jerusalém.

Participaram várias autoridades, entre elas o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e também embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, o embaixador da Jordânia no Brasil, Malek Twal, o diretor de Cooperação Internacional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, Marcelo Von Schneider.

Também estiveram presentes o diretor titular do Ciesp Campinas, José Nunes, o diretor do Departamento de Negócios da Ciesp Campinas, Fabiano Grespi, o presidente da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região, Romeu Santini, entre outras pessoas. Michel Alaby representou a Câmara Árabe acompanhado pelo gerente de Relações Governamentais da entidade, Tamer Mansour.