Notícias

Empresas paulistas terão estrutura em Dubai

03 de junho de 2016

São Paulo – As indústrias paulistas poderão contar em breve com uma estrutura em Dubai, nos Emirados, para distribuição de produtos. O presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP), Juan Quirós, se encontrou nesta semana com o cônsul geral do país árabe em São Paulo, Saleh Ahmed Al Suwaidi, para dar continuidade a conversas sobre o tema iniciadas em viagem de Quirós aos Emirados há 45 dias.

O centro, que ficará na Zona Franca de Jebel Ali, terá espaço para armazenagem de produtos e para contatos comerciais, de acordo com informações dadas por Quirós à ANBA. A agência paulista está negociando com o governo de Dubai, que deverá ceder o terreno e a estrutura física do local. Os serviços de logística prestados serão cobrados das empresas participantes, mas o presidente da Investe SP afirma que serão preços bem competitivos.

Não há uma data para o início da operação. A Investe SP espera ter uma posição de Dubai daqui 30 a 60 dias sobre a área. Só depois disso as empresas paulistas serão convocadas. Quirós acredita que há potencial na região para produtos como materiais de construção, mármores e granitos, alimentos e bebidas e equipamentos médico-hospitalares. O presidente da agência acredita que a Embraer também poderá ter interesse de usar a estrutura.

Juan Quirós gostaria de levar para o centro principalmente empresas que já exportam para o mundo árabe, mas pretende destinar entre 20% e 25% do espaço para novas exportadoras. “Temos que desenvolver novas empresas para essa região”, afirma. A ideia é que as companhias do centro atendam os países do Oriente Médio, inclusive o Irã, que usem a estrutura local para exportar seus produtos a partir dali aos mercados da região e proximidades.

“Dubai tem vocação para a exportação”, afirmou o presidente da Investe SP sobre a escolha do emirado para a instalação do centro. De acordo com ele, Dubai se tornou centro logístico do mundo, está bem localizada e está em um mercado com alta demanda por produtos. Na viagem que fez aos Emirados, Quirós esteve com autoridades da Zona Franca de Jebel Ali e da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai.

A Investe SP também conversou na viagem sobre a vinda de uma missão de investidores a São Paulo para conhecer projetos para investimentos. Ela deve acontecer entre agosto e novembro deste ano. Quirós explica que a Investe SP receberá uma lista com interesses dos investidores e a partir daí selecionará projetos que serão apresentados. No encontro desta semana com o cônsul dos Emirados em São Paulo, que deu continuidade a esses assuntos, também participou o diretor institucional da Investe SP, Sérgio Costa.