Notícias

Frigorífico paraense fecha negócio com egípcio

13 de maio de 2016

São Paulo – O frigorífico paraense Xinguara fechou a venda de 220 toneladas de carne bovina a um novo cliente do Egito durante a feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), realizada na semana passada, na capital paulista.

“Já conhecíamos o cliente. Tínhamos feito contato e o encontrado na feira de Dubai (Gulfood). Na Apas, acabamos fechando negócio”, conta Rada Saleh, gerente de exportação da empresa. O executivo não quis revelar o nome da empresa importadora, mas disse que se trata de um comprador ligado ao ministério da Defesa do país árabe.

“Eles precisam, em média, de cinco mil toneladas de carne bovina e cinco mil toneladas de frango por mês”, destaca Saleh, ressaltando que o pedido fechado na Apas pode levar a novas vendas para o mesmo comprador.

Saleh revela ainda que está prestes a fechar um pedido de 55 toneladas para um cliente da Tunísia, venda também negociada durante a feira da Apas. “Devemos fechar no início da próxima semana”, afirma.

De acordo com o executivo, o Oriente Médio é um dos principais mercados do Xinguara. "Focamos muito no mercado halal”, aponta Saleh. A certificação halal indica que os animais foram abatidos de acordo com a lei islâmica.

Atualmente, o Xinguara produz duas mil toneladas de carne por mês. Desde total, metade é de carne halal. O alimento é enviado para países árabes como Argélia, Egito, Jordânia, Líbia, Líbano, Palestina, Emirados Árabes Unidos e Tunísia.

Além dos árabes, a produção halal atende a outros mercados com consumidores muçulmanos, como Costa do Marfim, Angola, Tailândia, Vietnã e Hong Kong. No total, o frigorífico realiza embarques para cerca de 20 países.

Segundo Saleh, a empresa envia 60% de sua produção halal para os árabes. De acordo com o executivo, a empresa ainda tem outro mercado alvo na região. “Estamos aguardando a lista de habilitação de plantas para podermos exportar para a Arábia Saudita”, revela.

O executivo conta que as vendas aos árabes começaram no final de 2014 e que, em 2016, a empresa terá “foco total para conquistar esse mercado”. “O mercado árabe oferece oportunidades de rentabilidade maior, com um lucro mais interessante”, avalia o gerente do Xinguara.

Ele afirma que a demanda dos países árabes pela carne do frigorífico paraense “só vem aumentando”. “É um mercado consumidor interessante e que compra cada vez mais produtos do Brasil”, completa.

Com sua planta na cidade de Xinguara, no Pará, e escritório em Recife, Pernambuco, o frigorífico conta com cerca de 700 funcionários.

Contato
Xinguara
Site: www.frigorificoxinguara.com.br
Tels.: +55 81 3035-3900 e +55 11 99402-8836
E-mail: rada@frigorificoxinguara.com.br