Notícias

Histórias árabes e do Islã são debatidas em curso

01 de julho de 2016

São Paulo – A relação entre Estado e religião mostrada por meio de importantes imagens da história mundial será o tema do curso História em Ícones, que ocorre de 18 a 28 de julho no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Entre os períodos abordados estarão o Egito Antigo, a época em que o Islã dominou a Península Ibérica e as peregrinações à Arábia Saudita.

“A ideia é partir de uma imagem que todo mundo já viu, mas geralmente não parou para pensar o que ela significa”, explica Plínio Freire Gomes, mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP), que dará o curso.

Na primeira parte do ensino, as aulas usarão as imagens do busto de Nefertiti, rainha do Egito Antigo; uma moeda com o busto de Alexandre Magno, rei da Macedônia mais de 300 anos antes de Cristo; do colosso de Constantino, imperador romano; e da Caaba, pedra negra localizada em Meca, na Arábia Saudita, e que serve como ponto de peregrinação de milhares de muçulmanos todos os anos.

A segunda fase do curso utilizará como ícones a Alhambra, palácio localizado na cidade espanhola de Granada, construído entre os séculos 13 e 14 durante o domínio islâmico naquela região; o Homem Vitruviano, desenho feito por Leonardo da Vinci no século 15; o frontispício do livro Leviatã de Thomas Hobbes (homem de grandes proporções, cujo corpo é composto de milhares de pessoas de tamanho menor); e a colunata da praça São Pedro, no Vaticano, do século 17.

Por meio destas imagens, o professor irá tratar de seus significados e do contexto político e religioso no qual elas surgiram. “O curso vai contar como se colocou, no passado, a relação entre religião e poder político. É um tema muito importante quando se discute o fundamentalismo islâmico e, no Brasil, a bancada da Bíblia”, explica Freire, referindo-se à forte influência de deputados ligados a igrejas no congresso brasileiro.

Serviço
Curso História em Ícones
De 18 a 28 de julho, de segunda à quinta-feira, das 15h às 17h15
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676 - Luz - Estação Tiradentes do Metrô
Valor: R$ 400
Inscrições pelo e-mail mfatima@museuartesacra.org.br
Informações pelo telefone (11) 5627-5393