Notícias

Líbano oferece exame de proficiência em português

18 de julho de 2016

Inscrições para o Celpe-Bras estarão abertas de 27 de julho a 18 de agosto. Exame será realizado no Centro Cultural Brasil-Líbano de 18 a 20 de outubro. Até 20 pessoas poderão prestar a prova.

São Paulo – O Centro Cultural Brasil Líbano, em Beirute, irá realizar sua segunda aplicação do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As inscrições estarão abertas de 27 de julho a 18 de agosto. As provas serão aplicadas entre os dias 18 e 20 de outubro.

O Celpe-Bras é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame avalia o nível de proficiência da língua portuguesa e classifica os candidatos em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. Pessoas com o nível básico do idioma não podem prestar a prova.

O centro em Beirute aceita a inscrição de até 20 candidatos para realizar o exame. A aplicação da parte escrita da prova será feita no dia 18 de outubro. A parte oral do exame será aplicada do dia 18 ao dia 20 de outubro. O local conta com sete examinadoras para a aplicação do Celpe-Bras.

A primeira aplicação do Celpe-Bras no Líbano ocorreu em abril e teve a participação de três candidatos, duas mulheres libanesas e um homem cuja primeira língua era o espanhol. Najua Bazzi, diretora do centro, conta que o homem conseguiu o nível mais alto do certificado, o avançado superior, enquanto as duas libanesas ficaram com o nível intermediário.

“Mais importante que a quantidade é o resultado. Os três receberam o certificado”, destaca. Vale lembrar que o Celpe-Bras não é um exame em que o aluno é aprovado ou reprovado, o resultado da prova indica em que nível o aluno está.

Segundo ela, as principais dificuldades para o aprendizado da língua portuguesa no Líbano são a interferência de outros idiomas e o fato de não haver uma grande exposição dos alunos ao uso do português fora da sala de aula.

Os interessados em prestar o exame em outubro poderão participar de um curso preparatório que o centro irá oferecer em setembro. “Minha expectativa é que alunos que pretendam ir para a universidade ou aplicar para uma vaga de emprego (no Brasil) comecem a procurar o Celpe-Bras”, afirma Bazzi. Ela ressalta que pessoas de outros países do Oriente Médio também podem se inscrever no centro de Beirute para fazer a prova.

O custo para a realização do exame é de US$ 50 ou 75 mil liras libanesas. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site http://celpebras.inep.gov.br/inscricao. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 01-322905 ou pelo e-mail brasiliban@itamaraty.gov.br.