Notícias

Liga Árabe e Acnur assinam acordo

22 de setembro de 2017

São Paulo – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e a Liga dos Estados Árabes assinaram nesta sexta-feira (22) um memorando de entendimentos com o objetivo de promover cooperação internacional para dar uma reposta mais efetiva às necessidades de refugiados no mundo árabe.

O acordo foi firmado pelo chefe do Acnur, Filipo Grandi, e pelo secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, paralelamente à 72ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

As duas instituições querem facilitar as ações de ajuda humanitária e emergenciais para os refugiados da região. Segundo o Acnur, mais da metade da população mundial de refugiados e cerca de 40% das pessoas deslocadas internamente em seus próprios países estão no mundo árabe, e cerca de metade do orçamento da agência da ONU vai para suas operações no Oriente Médio e Norte da África. Esta situação é resultado principalmente do conflito interno na Síria.

De acordo com comunicado do Acnur, ambas as entidades pretendem ampliar o conhecimento sobre o tema do refúgio na região e aumentar o apoio dos países árabes à proteção de refugiados. A Liga Árabe reúne 22 países.

“Dado o tamanho e a escala dos deslocamentos forçados na região, esta aliança estratégica com a Liga Árabe nos permitirá dar uma resposta melhor às necessidades dos refugiados, deslocados internos e apátridas, ao mesmo tempo em que damos apoio aos governos e sociedades que os recebem”, disse Grandi, segundo a nota.