Notícias

Negociação com árabes é tema de palestra em Campinas

21 de junho de 2016

Encontro na quinta-feira terá apresentações de Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, e Janaina Azevedo, gerente comercial do frigorífico Minerva.

São Paulo – Na quinta-feira (23), a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, recebe a palestra Como Negociar com o Mercado Árabe, com Michel Alaby, diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e Janaina Azevedo, gerente comercial do frigorífico Minerva. O evento faz parte das comemorações dos 35 anos da divulgação da cultura árabe no município pelo Instituto Jerusalém. A organização da palestra é do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

“A ideia do evento é apresentar o potencial do mundo árabe em termos de comércio. Mostrar aos empresários da região como é negociar com os países árabes”, diz Alaby. Segundo o executivo, Campinas tem diversos setores com potencial de exportação aos países do Oriente Médio e Norte da África.

“A região tem potencial em alimentos, máquinas e equipamentos agrícolas, equipamentos médico-hospitalares e material fundido, como aço para siderurgia”, destaca o diretor-geral.

Com mais de 15 anos de atuação em mercados árabes, Janaina Azevedo irá falar sobre sua experiência prática ao vender alimentos nos países da região. “Eu acredito que seja mais desafiador. Você tem que ser extremamente sério. Há coisas que você diz que não têm necessidade de serem escritas. Eles vão lembrar daqui a dez anos o trato que fizeram com você”, diz a executiva sobre o perfil dos negociantes árabes.

Ela conta que foi necessário estudar a cultura e pesquisar sobre os costumes da região para que conseguisse negociar com mais facilidade com os compradores árabes. De acordo com a executiva, conhecer os hábitos dos países do Oriente Médio e Norte da África é a principal chave para começar uma negociação de sucesso por lá.

Segundo ela, diferentemente de empresários norte-americanos e alemães, por exemplo, que costumam ir direto ao ponto, os árabes gostam de uma boa conversa antes de tratar de negócios. “Com os árabes, tem que ter um entrosamento maior. Eles gostam que você fale e também gostam muito que você escute”, aponta.

Atualmente, Azevedo é responsável por negociar com os mercados do Catar, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Egito, Líbano e Arábia Saudita. A executiva viaja para a região de duas a três vezes por ano.

As palestras contarão com a presença de Ibrahim Alzeben, embaixador da Palestina e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, e Malek Twal, embaixador da Jordânia.

Serviço

Palestra ‘Como Negociar com o Mercado Árabe’
Dia 23 de junho, às 08h30
Local: Ciesp – Campinas
R. Padre Camargo Lacerda, 37
A participação é gratuita. Os interessados devem confirmar presença pelo link http://migre.me/u9FlD