Notícias

Procura por voos internacionais subiu 6,2% no Brasil

22 de novembro de 2017

Demanda por linhas internacionais de companhias aéreas brasileiras avançou em outubro pelo 13ª mês consecutivo. Nos dez primeiros meses do ano também houve crescimento.

São Paulo - A procura por voos internacionais nas companhias aéreas brasileiras cresceu 6,2% em outubro sobre igual mês do ano passado, segundo relatório divulgado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) nesta quarta-feira (22). O percentual leva em conta o número de passageiros pagantes transportados por quilômetros voados, o RPK.

De acordo com os dados da Anac, foi o 13º mês consecutivo de alta no indicador. No mesmo período a oferta também cresceu, em 8,2% em relação a outubro de 2016. Foi o 12ª mês seguido de alta no número de assentos.

No período de janeiro a outubro, a procura pelos voos internacionais subiu 12,8% e a oferta também teve variação positiva, de 10,6%, sobre os mesmos meses do ano passado.

A companhia aérea brasileira com maior participação no mercado internacional em outubro foi a Latam, que tem 71,1% do segmento, seguida pela Azul, com 12,3%, pela Gol, com 10,3%, e pela Avianca, com 6,4%. No mês foram transportados 707 mil passageiros em voos internacionais de companhias aéreas brasileiras.

Também houve crescimento nos voos domésticos. A procura em outubro teve crescimento de 7,8% sobre igual mês de 2016 e o número de passageiros transportados ficou em 7,8 milhões, na oitava alta consecutiva do ano. A oferta subiu 2,5% na mesma comparação.

No acumulado dos dez primeiros meses do ano, a procura por voos nacionais subiu 2,7% e a oferta avançou 1%. Neste caso, as líderes do mercado foram a Gol e a Latam, com 35,9% e 33,3% respectivamente, seguidas pela Azul, com 16,7%, e depois pela Avianca, com 13,6%.

* Com informações da Agência Brasil