Notícias

Qatar Airways vai comprar 10% da Latam

12 de julho de 2016

São Paulo – A Latam, empresa aérea resultado da fusão da brasileira TAM com a chilena LAN, e a Qatar Airways anunciaram nesta terça-feira (12) a assinatura de um acordo que permite a compra de até 10% da primeira pela última por meio de uma operação de aumento de capital da companhia sul-americana.

De acordo com comunicado divulgado pelas duas empresas, a acordo prevê um aumento de capital no valor de US$ 613 milhões por meio da emissão de ações da Latam cotadas a US$ 10 por unidade. O acerto tem que ser ratificado em reunião de acionistas até 02 de setembro.

O acordo foi anunciado na feira do setor aéreo Farnborough International Air Show, que ocorre esta semana no Reino Unido, pelos CEOs das duas companhias, Akbar Al Baker, da Qatar, e Enrique Cueto, da Latam.

Ambas as empresas integram a aliança internacional Oneworld. “Este investimento poderá representar futuras oportunidades para a rede global da Qatar Airways”, disse Baker, segundo a nota. “Além de fortalecer nossa posição financeira, isso nos permite explorar novas oportunidades de conectividade com a Ásia e o Oriente Médio, bem como outras áreas de cooperação”, acrescentou Cueto.

O negócio é mais um passo no avanço das companhias árabes no ocidente. Recentemente a Etihad Airways, de Abu Dhabi, comprou 49% da Alitalia.

A Qatar Airways atende mais de 150 destinos ao redor do mundo, entre eles São Paulo, no Brasil, e Buenos Aires, na Argentina, destinos servidos por voos diários. O grupo Latam voa para 138 locais em 25 países.