Notícias

Rio e Goiás recebem palestras de professores do Líbano

05 de junho de 2016

São Paulo – Os professores Roberto Khatlab e Hoda Nehme, da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), do Líbano, irão participar de palestras e encontros em duas universidades brasileiras este mês. Os eventos irão ocorrer nos dias 09 e 10, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, e no dia 14, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Khatlab é brasileiro e ocupa o cargo de diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Usek. Nehme é decana da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da universidade libanesa.

Nos dias 09 e 10, os docentes integram o Segundo Colóquio Internacional do Centro de Estudos Brasil-Oriente Médio: Religião, Mulher e Política no Oriente Médio, na universidade goiana. Para participar, é preciso se inscrever com antecedência. As informações sobre o evento e as inscrições estão no link http://migre.me/u06vT.

“O objetivo dos eventos é de sempre diminuir as distâncias acadêmicas entre o Líbano e a América Latina”, diz Khatlab sobre a participação da Usek em eventos de instituições de ensino superior no Brasil. O professor destaca que a universidade libanesa tem 11 convênios acadêmicos com instituições no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e México.

“A Usek dá importância a estes convênios devido à grande relação humana entre o Líbano e América Latina, pela imigração. Por meio dos acordos acadêmicos e contatos, a Usek quer ultrapassar essa relação humana e desenvolver relações mais sólidas, que possam ter intercâmbios em todas as áreas de conhecimento, e colocar em prática projetos realizados por professores e estudantes, viáveis e bem estudados, para que sejam duradouros e proveitosos para o Líbano e para a América Latina”, aponta Khatlab.

Na UFRJ, Nehme irá apresentar a palestra Os diferentes caminhos do pensamento árabe moderno e contemporâneo. A realização do evento é feita em parceria entre a Usek, a universidade fluminense e o Instituto de Cultura Brasil Líbano (ICBL), com o apoio do consulado geral do Líbano no Rio de Janeiro. A apresentação do dia 14 será feita no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da universidade, em língua francesa e com tradução consecutiva

“Existem mais similitudes que diferenças entre os povos da América Latina e do Oriente Médio. As palestras dão um esclarecimento maior para nós que estamos no Brasil sobre questões do Oriente Médio que ficam nebulosas”, aponta Kátia Chalita, vice-presidente do ICBL, sobre a importância da aproximação entre os povos árabes e latinos. Segundo ela, um dos pontos que será abordado nas palestras da UFRJ será a inter-relação de questões religiosas e políticas no Oriente Médio.

Serviço:

Segundo Colóquio Internacional do Centro de Estudos Brasil-Oriente Médio: Religião, Mulher e Política no Oriente Médio
Local: PUC de Goiás
Av. Universitária, 1069 - Setor Leste Universitário, Goiânia
Dia 09 de junho, a partir das 15h. Dia 10 de junho, a partir das 08h30.
A participação custa R$ 10. Mais informações sobre o evento e as inscrições estão no link http://migre.me/u06vT.

Palestra ‘Os diferentes caminhos do pensamento árabe moderno e contemporâneo’
Dia 14 de junho, às 18h
Local: Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro
Salão Nobre - 2º andar
Entrada gratuita