Notícias

Webinar ajuda a esclarecer acordo Mercosul-Egito

23 de outubro de 2017

Apex-Brasil organiza transmissão online para ajudar empresas a tirar dúvida sobre o acordo comercial ratificado no mês passado.

São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) fará na terça-feira (24) o webinar “Acordo de Livre Comércio Mercosul-Egito: como se beneficiar?”, tendo como tema as oportunidades que este tratado pode oferecer às empresas brasileiras. Assinado em 2010, o acordo comercial bilateral entre o bloco e o país árabe entrou em vigor no mês passado, após a ratificação da Argentina.

Com inscrições gratuitas e abertas a qualquer pessoa, o webinar será mediado por Igor Celeste, da Apex-Brasil, e contará com a participação de José Antônio Braga, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e Carlos Biavaschi Degrazia, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Segundo Priscila Negreiros, supervisora da área de facilitação de negócios da agência, o público-alvo são empresas de todos os portes com interesse no Egito. “Escolhemos o formato webinar (uma transmissão ao vivo pela internet) por conseguir alcançar um número maior de empresas do que um seminário presencial, por exemplo”, justifica.

Com duração de aproximadamente uma hora, será dividido entre apresentações dos representantes dos ministérios e uma sessão de perguntas e respostas. O MRE falará sobre os aspectos gerais, a importância e como foi a negociação do acordo, enquanto o MDIC aprofundará sobre temas mais técnicos, como os produtos contemplados e as regras. “A ideia é apresentar os caminhos das pedras para usar o acordo na prática”, diz Priscila Negreiros.

A supervisora da área de inteligência da Apex-Brasil conta que o setor privado reivindica muitos acordos comerciais, mas, por desconhecimento, acaba não aproveitando as oportunidades que eles oferecem. Por isso a agência pretende, a começar por este do Egito, fazer uma série de webinars para esmiuçar e ajudar as empresas a fazer uso destes acordos.

Para participar, os interessados precisam se cadastrar neste link até a segunda-feira (23). Em horário próximo ao webinar, será enviado para o e-mail cadastrado um outro link, que vai direto para o vídeo, cuja transmissão ao vivo começará às 10 horas. Haverá um campo para que os participantes façam perguntas, que antes passarão por uma moderação da própria Apex.

Priscila Negreiros espera em torno de 100 participantes neste webinar. “Não há restrição de número de pessoas, podem participar quantos quiserem”, explica. O acesso pode ser feito por meio de um computador, tablet ou smartphone – neste caso, porém, é necessário baixar o app Saba Meeting, disponível para iOS e Android.

Serviço

Webinar "Acordo de Livre Comércio Mercosul-Egito: como se beneficiar?"
Data: Terça-feira, 24 de outubro
Horário: 10h às 11h
Inscrições até a véspera do evento no https://passaporte.apexbrasil.com.br/apex/webinar/formulario.php?evento=14